Seguidores

quinta-feira, outubro 06, 2016

MATÉRIA NA REVISTA CONECTA out 2016.

Sônia Bierbard interpreta Lou Salomé em peça teatral e lança livro

Sônia Freitas, artisticamente conhecida como Sônia Bierbard, é servidora do TJPE há oito anos e atua como relações públicas na Assessoria de Cerimonial do Tribunal. Na infância, ela costumava ouvir poesias declamadas pelo seu pai, o poeta e alfaiate Osiel; e durante a adolescência, vivida em São Paulo, passou a escrever seus próprios versos.
Um dia, Sônia resolveu mostrar o seu trabalho para Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. Com o aval da poetisa, decidiu fazer uma coletânea e participar de um concurso literário. O resultado foi uma premiação com menção honrosa ao seu livro, "Secreto escândalo, uma janela vital", publicado pela Editora Bagaço, em 1995. O mesmo aconteceu com seu segundo livro de poesias, Linguagem Submersa.
Além da dedicação ao TJPE e à poesia, Sônia Bierbard também é atriz. Neste ano, ela completou 39 anos de atuação. "Não sei dizer exatamente quando decidi ser atriz, mas sempre gostei de interpretar e acredito que quando a gente quer uma coisa, tudo se encaminha para isso. Comecei no grupo de teatro da escola, depois quando me mudei para o Recife, fiz um teste na Companhia Praxis Dramática, estreando com o espetáculo Esta Noite se Improvisa, de Luigi Pirandello, em 1977", conta.
O aniversário de 39 anos de carreira de Sônia como atriz foi celebrado em alto estilo. Em julho deste ano, ela lançou seu terceiro livro, O fogo da vida, em coautoria com Gustavo Falcão. A obra foi lançada no Rio de Janeiro, pela Editora Bagaço, e reproduz a peça teatral de mesmo título que apresenta um recorte da relação vivida entre a escritora russa Lou Andreas Salomé e o poeta Rainer Maria Rilke.
No Recife, a peça O fogo da vida foi encenada em 2008, no Teatro do Parque, sob o patrocínio do Funcultura. Sônia Bierbard interpretou Lou Salomé. Para a pesquisa de criação do livro/espetáculo, a atriz leu o livro Minha Vida, composto por correspondências trocadas entre Lou, Rilke e o psicanalista Sigmund Freud, além de memórias da vida da escritora.  Sobre o poeta Rilke, Sônia afirma que, assim como a obra de Lou Salomé, o legado artístico do poeta é incrivelmente atual e necessário: "Ele, em seu livro Cartas a um jovem poeta, me deu a certeza de quem eu queria ser: escritora e atriz".
Ao ler o livro "Humana, Demasiado Humana", de Luzilá Gonçalves Ferreira, sobre a vida de Lou Salomé, Sônia afirma ter sentido a necessidade de divulgar as ideias da escritora e psicóloga russa que influenciou pensadores notáveis como Freud, Nietzsche, Rilke e Wagner
"Viver Lou Salomé, divulgar suas ideias, reviver suas paixões, foi muito difícil, pois para mim ela se tornou uma musa. Senti e sinto, cada vez que leio trechos do livro, uma emoção muito forte. Eu a vivi e ela vive em mim. São tantos os temas abordados - psicanálise, filosofia, amor, paixão, poesia, artes, religião, sexo, tudo isso é tratado no livro e torna-se impossível não se encontrar ali e aprender um pouco de nós mesmos. Sobre a mensagem final da nossa obra, deixamos que cada leitor busque o que é para si o fogo da vida. Afinal, uma das funções da arte é nos fazer pensar", declara Sônia.
Ao pedirmos um trecho ou citação de Lou Salomé que mais a marcou durante o trabalho de O fogo da vida, Sônia rapidamente respondeu: "Só aquele que permanece inteiramente ele próprio pode, com o passar do tempo, ser objeto de amor, porque só ele é capaz de simbolizar para o outro a vida, ser entendido como uma força vital. Por isso nada é mais impróprio ao amor que se adaptar um ao outro, se polir um contra o outro, e todo esse sistema de intermináveis concessões mútuas a que a maioria das pessoas se sujeita". E ao terminar a citação nos pergunta: "Fantástico e libertador, não?".
A identidade visual do livro foi criada por Fernanda Lisboa, do Estúdio Vivo. As fotos de cena contidas na obra são dos fotógrafos Thomas Baccaro e Luis Felipe Botelho
Vendas do livro - 500 exemplares do livro O fogo da vida foram doados para bibliotecas públicas, grupos culturais, escolas públicas e universidades. Assim, além de contribuir para a popularização e democratização da cultura produzida em Pernambuco, o projeto literário possibilita a acessibilidade um produto  cultural e a inclusão social de estudantes que não podem adquirir o livro. Um exemplar de O fogo da vida custa R$ 20 e pode ser adquirido com a autora, através do e-mail bierbard@hotmail.com, ou na Livraria Cultura.
..................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE
Capa do livro: Divulgação

Nenhum comentário: