Seguidores

sexta-feira, julho 02, 2010

A VISITA DA VELHA SENHORA - ESTRÉIA

Uma misteriosa visita
Publicado em 02.07.2010
Uma das obras-primas da dramaturgia mundial estreia no Teatro Barreto Júnior com direção de Lúcio Lombardi

Duda Martins

emartins@jc.com.br

“Uma peça feita para o público e não apenas para a classe artística.” Faz tempo que não se vê projetos assim nos teatros do Recife. Se ao menos o objetivo do diretor Lúcio Lombardi foi esse ao montar A visita da velha senhora, ótimo. Estamos um passo mais distante de um teatro ensimesmado. A peça estreia amanhã, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, e segue temporada durante todo o mês, aos sábados e domingos.

Quem conhece o texto de Friederich Dürrenmatt, sabe que ele dá pano pra manga. Primeiro porque ousou tratar sobre a corrupção humana em vários sentidos e a visão de Dürrenmatt sobre o tema é um tapa na cara da sociedade, como um bom discípulo de Brecht que é. Depois, por ser considerado uma das obras-primas do teatro mundial. Por fim, Lúcio Lombardi foi corajoso por remontar um espetáculo já encenado por Cacilda Becker, em 1962, quando contracenou com Sérgio Cardoso, numa montagem dirigida pelo marido dela, Walmor Chagas. A atriz Tônia Carrero também escolheu o texto para comemorar seus 80 anos no papel da personagem Clara Zahanassian.

Com uma joia da dramaturgia nas mãos (20% do orçamento da peça foi direcionado aos direitos autorais) não é à toa que o diretor queira fazer mistério sobre sua encenação. “Não vou contar a história para não tirar o prazer das descobertas do público. E pediremos sempre à plateia no fim de cada apresentação: não contem nada da trama a ninguém.”

No entanto, alguns detalhes nos adiantam uma grande produção à vista. São mais de 60 figurinos e 40 pares de sapatos para caracterizar os mais de 30 personagens vividos por 17 atores em cena. Ufa! Walther Holmes assina os figurinos e Lúcio Lombardi, que também interpreta o mordomo, é responsável pela cenografia.

A história se passa na década de 1950, quando a personagem Clara, vivida pela atriz Sônia Bierbard, volta a sua cidade natal 30 anos depois de haver sido expulsa quando engravidou. A personagem, que agora é rica, depara-se com uma realidade totalmente distinta da que deixou para trás. A peça é considerada pelo próprio autor como uma tragicomédia dividida em três atos.

» A visita da velha senhora – amanhã e domingo, às 20h, no Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos, s/nº, Pina. Fone: 3355-6398). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Nenhum comentário: